Skip to content
Viajar Barato Pelo Mundo

Qual é a melhor época para viajar a Portugal?

Sabe quando visitar Portugal?

Aqui vamos expor alguns conselhos de quando é a melhor época para viajar a Portugal. O país, devido ao seu clima mediterrâneo e estar localizado no sul do continente europeu, não chega a ser frio como a grande parte dos estados europeus e, realmente, é um país que pode ser visitado durante todo o ano.

Portugal possui as quatro estações do ano bem definidas. Porém, alguns meses como julho e agosto, são os meses do verão que costumam ser extremamente quentes. dezembro e janeiro, por sua parte, podem molestar as pessoas que não lidam bem com as baixas temperaturas, já que nesses meses o inverno se faz mais notório. A grande maioria dos turistas (e mesmo dos residentes) concordam que abril e maio, meses de primavera e outubro e novembro, meses de outono, são as melhores épocas para viajar a Portugal.
Ao sendo um país pequeno as diferenças climatológicas de norte a sul não são tão significativas.
Como em todos os lugares do mundo, a altitude é um fator que atua diretamente sobre o clima podendo, nos seu pontos mais altos, nevar.

Podemos dizer que, frio e calor, afinal, são sensações muito subjetivas e aquilo que é “congelante” para alguns pode ser “fresquinho” para outros. E o mesmo acontece com as temperaturas cálidas. Entretanto, caso queira saber os pormenores e consultar as alterações climáticas em Portugal seja por estação, meses, anos ou mesmo por áreas geográficas, sugerimos que visite o Portal do Clima.
Agora, o tempo chuvoso é um fator que geralmente atrapalha qualquer viagem. E mais ainda em Portugal, onde as belíssimas paisagens e a arquitetura são um dos seus principais atrativos. Menos mal que em no país não é considerado muito chuvoso.

Passamos à ação! Como já havíamos dito, cada pessoa possui um gosto diferente e a melhor época para visitar um país é aquela que mais agrade ao viajante. Sendo assim, vamos fazer um pequeno resumo de como são as estações do ano em Portugal e assim, deixar em suas mãos escolher a que mais lhe agrade.

Quando ir visitar Portugal.

Qual é a melhor temporada para visitar Portugal?

Viajar na primavera para Portugal.

Durante o dia as temperaturas são agradáveis. Pode ser que na região norte chova moderadamente e que nas áreas mais altas ainda esteja quando comece essa estação. As campinas enche-se das mais variadas flores criando um cenário maravilhoso.

Visitar Portugal no verão.

A região por excelência da estação veranega é o Algarve. E, sem exagero, todas as cidades e praias ficam lotadas! Turistas não só de todas as partes da Europa e mesmo os portugueses (que geralmente escolhem esse destino para passar as férias dentro do país) se deslocam em massa para o Algarve. Além disso, por ser alta temporada tudo fica mais caro. E bem caro! Nos meses de julho e agosto o calor é realmente forte e as temperaturas chegam facilmente aos 30 ºC. Fuja dessa época se esse clima não for “a sua praia”. Trocadilhos infames à parte, o verão é a estação mais esperada pelos europeus, principalmente por aqueles que moram nos países mais frios e/ou sem praias. Muito, mas muito dificilmente verá chuvas durante o verão.

Conhecer Portugal no outono.

No começo, o outono conta dias quentes e noites agradáveis. Entretanto, conforme vamos entrando mais na estação as médias de temperaturas máximas começam a baixar. Ao aproximar-se do fim, o clima já pode estar suficientemente frio e podem começar as chuvas, principalmente no norte do país.

Turismo em Portugal no inverno.

O inverno, no seu apogeu, pode ser rigoroso. Nessa época as chuvas são frequentes. No norte e principalmente nas áreas serranas a temperatura mínima facilmente chega a zero grau No sul, o frio e as chuvas não costumam ser um inconveniente. Nos Açores e na Madeira o inverno é ameno.

Viajara para Portugal na primavera, verão, outono ou inverno?

E então? Já escolheu qual época é a melhor para realizar a sua viagem a Portugal? Tem alguma dica ou sugestão para compartir? Não existe em usar os nossos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *