Skip to content
Viajar Barato Pelo Mundo

Punta Cana

Punta Cana | República Dominicana

Punta Cana é, sem lugar a dúvidas, um destino turístico paradisiaco. Uma viagem a Punta Cana lhe permitirá desfrutar das melhores praias do mundo assim como de uma infinidade de atividades para todos os gostos.
Viajar a Punta Cana se transforma num acontecimento que os viajantes não esqueceram com facilidade. Suas fantásticas praias, suas paisagens incríveis, sua variada gastronomia e a gentileza do seu povo fazem que esta viagem seja algo inesquecível.

Praias de Punta Cana.

Onde fica Punta Cana?

Punta Cana está localizada no sudeste da República Dominicana,  destino turístico famoso por suas praias, onde Punta Cana e Bávaro são as regiões onde encontraremos as melhores. A localizada de Punta Cana é o ponto mais oriental do país e, apesar que muitos viajante conheçam este nome, ali só vamos encontrar alguns resorts e um fantástico campo de golf próximo ao mar.

Alguns quilômetros ao norte encontramos Bávaro, uma cidade muito mais desenvolvida, com mais de trinta resorts e com as melhores alternativas para os viajantes independentes. Tanto Bávaro como Punta Cana estão localizados no que é conhecido como “a Costa do Coco”, assim chamada devido os seus enormes coqueiros que rodeiam o seu litoral.

Geralmente, trata-se Punta Cana como uma região que abrange todo o sudeste da Republica Dominica, ou seja, a área de Boca Chica, La Romana, Península de Samaná, etc..
Porém isso não está correto, uma vez que Punta Cana é apenas uma pequena área do sudeste do país.

Voos para Punta Cana.

aviao_01

Os vôos para Punta Cana são um dos maiores inconvenientes desta esplêndida viagem, especialmente devido a sua duração. Para os turistas que morem em Portugal, um voo para Punta Cana desde Lisboa tem uma duração de aproximadamente 8 horas; já para aqueles que morem no Brasil, e aqui vamos por como referencia a cidade de São Paulo, a duração do voo seria de aproximadamente 7 horas. Durante o voo, normalmente são servidas duas refeições, embora isso também dependa muito de cada companhia aérea.

E várias são as companhias que fazem voos para este destino. Os preços variam sempre e devemos ter em mente que, dependendo da data da viagem, um voo pode ser muito mais caro.

Vale lembrar que há mais de um aeroporto: Santo Domingo e Puerto Plata são os mais utilizados. Há outros menores em outros pontos da ilha com El Portillo, La Romana, Puerto Plata e Punta Cana. O aeroporto de Santo Domingo fica a 30 km da capital.

Companhias aéreas que voam de São Paulo para Punta Cana.

Voos de diretos:

  • Gol

Voos de ligação:

  • LATAM
  • Avianca

Companhias aéreas que voam de Lisboa para Punta Cana.

Voos de direto:

  • Orbest
  • FlexFlight

Voos de ligação:

  • Air Europa
  • Tap Air Portugal
  • British Airlines

Qual resort “tudo incluído” escolher em Punta Cana?

Punta Cana é famosa por ser um dos lugares mais económicos do Caribe para ficar em um resort all inclusive. As opções são quase infinitas e, devido a essa variedade, a tarefa de escolher uma destas opções no momento da reserva pode chegar a ser bastante complicada.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar os viajantes a escolherem os seus alojamentos para suas férias em Punta Cana.

Localização. Onde escolher o resort?

O sudeste é famoso pelas típicas praias caribenhas, com areia fina e branca e tranquilas águas azuis turquesa. A maioria dos pontos de interesse ficam a aproximadamente uma hora de distância e requerem pegar pelo menos dois ônibus. As praias da costa norte são de areias “ruivas” e suas águas são da cor azul esverdeadas e frecuentemente estão pouco agitado. No norte, no entanto, as atividades e pontos de interesse estão mais próximos.

Antes de reservar tenha atenção as “letras pequenas”.

Procure ter sempre as seguintes questões respondidas antes de reservar o seu alojamento:

  • Todos os restaurantes estão incluídos?
  • E as bebidas alcoólicas?
  • E esportes aquáticos motorizados?
  • E as excursões?
  • E em relação às propinas (gorjetas)?

O litoral.

Você terá que decidir se é ou não importante estar em um resort a beira-mar. Todos os resorts têm clubes de praia mas alguns não estão junto ao mar, mas sim, no interior. Desta forma, para chegar até à praia, deverá utilizar os meios de transporte que esses resorts proporcionam.

Tamanho do resort.

Alguns resorts são tão grandes que os clientes, para se locomoverem dentro deles, devem alugar carrinhos de golf. O preço desse aluguel ronda os 35 dólares diários, e isso aumentará exponencialmente o valor final da sua fatura.

Variedade de restaurantes.

Quantos buffets estão disponíveis? E restaurantes à la carte? E cafeterias? Aqui devemos lembrar que você vai realizar todas as suas refeições dentro do resort escolhido, de modo que, quanto maior a variedade gastronómica, mais difícil será que você se canse dos pratos que são oferecidos.

Acomodações.

Quando os quartos reformados pela última vez? Quanto mais recente for a reforma, melhores serão os quartos.

Crianças.

Existe um espaço para as crianças? Serviço de berçário? Existem salva-vidas na praia e nas piscinas? Se o resort oferecer serviços para cuidar das crianças e elas se divertirem, o você terá mais tempo para a sua própria diversão e descanso.

Piscinas.

Quantas piscinas disponibiliza o resort? Existem piscinas separadas para atividades, para relaxamento e para crianças? Quanto mais piscinas houver, mais possibilidades existem para que você encontre aquilo que melhor atende às suas necessidades.

Bebidas.

Bebidas alcoólicas de primeira qualidade estão incluídas? E as cervejas de lata ou engarrafadas? Uma coisa é certa, você já se está imaginando deitado na praia e bebendo um delicioso coquetel enquanto relaxa, não é verdade? Então, para evitar surpresas, é importante saber se será necessário pagar por esse cocktail.

Lazer.

Há shows noturnos ou música ao vivo? E uma discoteca? Alguns resorts são muito mais tranquilos que outros; você deve decidir se quer sair até tarde ou ir para a cama descansar.

Nudez.

O que você acha dos “fio-dental” e ou de fazer topless? Se você se sente incomodado ou se você está a favor, tente se informar o que é mais comum no resort. Uma boa dica: se o resort é freqüentado por europeus, sem dúvida, haverá muito topless. Já se os principais clientes são americanos e os canadenses estes serão mais recatados.

Clima e temperaturas em Punta Cana.

clima_sol_nuvens

O clima em Punta Cana é quente durante todo o ano, com uma média anual de entre 28ºC a 31ºC. A umidade própria da regiões tropicais faz com que a sensação térmica seja mais elevada, embora a brisa do mar ajude a apaziguar esse efeito. O mês de agosto é o mais quente do ano e janeiro o mais ameno. A temporada com mais chuvas em Punta Cana está compreendida entre os messes de maio e agosto e a que menos chuvas apresenta se situa entre os meses de novembro e dezembro.
Uma pergunta normal entre aqueles que vão viajar para este destino é sobre os furacões. Os furacões em Punta Cana podem se formar em qualquer época do ano e aqui temos que ser honestos; se você tiver o azar de coincidir com um furacão durante a sua estadia, as suas férias não serão muito agradáveis.
Resumindo e baseados nas informações anteriores, fevereiro e novembro são talvez os melhores meses para viajar para este destino, uma vez que a temperatura em Punta Cana é fantástica e não encontraremos muitos turistas.

Documentação necessária para viajar a Punta Cana.

passaporte_01

A documentação necessária para viajar até Punta Cana consiste apenas em ter um passaporte e que esteja tenha uma validade mínima de 6 meses (tanto para nacionais do Brasil ou de Portugal). Ao desembarcar no país, você deverá comprar um cartão de turista o qual deverá ser mantido consigo até o dia da partida. Os trâmites e o pagamento são feitos na chegada, diretamente pelo turista e no próprio aeroporto. Este cartão tem um custo de 10 dólares que deverão ser pagos em dinheiro. Esta mesma quantia deverá ser paga também ao sair do país. Além disso, na saída do país, o passageiro deve pagar diretamente outros 20 dólares, em dinheiro, devido às taxas aeroportuárias.

Caso queira conduzir um veículo na Republica Dominicana, você pode usar a carteira de habilitação por 90 dias sem ter que pedir uma licença especial.

Os agentes alfandegários, por vezes, efectuam estritos controles para evitar o tráfico de drogas e a posse de meras quantidades de substâncias entorpecentes como a cannabis ou a cocaína é punida com pesadas multas.

Furacões em Punta Cana.

Como já aviamos comentado, os furacões em Punta Cana podem ser formados em qualquer estação do ano, embora seja mais provável que estes se formem entre o 1 de Junho e o 30 de Novembro.

A moeda de Punta Cana.

A moeda moeda oficial da República Dominicana e consequentemente a de Punta Cana é o Peso Dominicano. Está dividida em moedas de um, cinco, dez, vinte e cinco e cinquenta centavos e bilhetes de um, cinco, dez, vinte, cinquenta, cem, quinhentos e mil pesos. Entretanto, a divisa mais recomendada para ser usada é o dólar americano.
Você pode usar cheques de viagem e cartões de crédito já que estes são aceitos na maioria dos estabelecimentos. É muito comum trocar dinheiro nos resorts que o fazem sem problemas e além disso possuem um horário de atendimento mais amplos que o dos bancos convencionais.
Os caixas eletrônicos (Multibanco) de Punta Cana expedem somente Pesos Dominicanos ou Dólares. Pagamentos em Euros também são aceitos na maioria dos estabelecimentos, isso sim,  temos que ter em consideração que o Euro tem mais valor que o Dólar e na maioria destes estabelecimentos o cambio não será realizado, ou seja, 1 Dólar será o mesmo que 1 Euro.
Os preços não costumam ser muito caros, por exemplo, jantar em um restaurante de qualidade média ronda os 10 Dólares por pessoa com bebidas, impostos e gorjetas incluídas. Os ônibus de primeira classe não excedem 7 Dólares e os mototáxis não superam 2 Dólares.

A comida em Punta Cana.

gastronomia_frutos_do_mar

Na República Dominicana, é costume comer em família e há o hábito de oferecer um café, refrigerante ou água às pessoas quando visitam uma casa ou uma loja. A culinária de Punta Cana não é muito complexa e não apresenta uma grande variedade de sabores e estilos, nem grandes variações regionais. Em geral, as farinhas são abundantes assim como o arroz, a batata, a banana, a  mandioca e a tapioca, que são geralmente servidos em grandes porções.

Produtos típicos e especialidades.

Embora na Republica Dominica o jantar seja a refeição principal, o café da manhã (pequeno-almoço) e o almoço não podem ser considerados “leves”. As três refeições normalmente consistem em um prato principal – ovos no café da manhã e carne no almoço e no jantar – servido com um ou mais acompanhamentos, geralmente arroz, feijão ou salada.

Os pratos mais típicos de Punta Cana são.

A “Bandera” ou, em português, bandeira:

É um prato composto por arroz branco, feijão, carne cozida, salada e banana verde frita. Geralmente serve-se acompanhado por um suco natural de frutas. É fácil descobrir porque é tão popular: é bom, é barato, é fácil de preparar e é nutricionalmente equilibrado.

Os “guineos” ou, em português, bananas:

São um produto típico da culinária dominicana e são servidas de várias maneiras, inclusive cozidas, refogadas e cristalizadas. Porém, a maneira mais comum de comê-las, é em forma de purê. Caso este purê esteja preparado com bananas verdes o prato recebe o nome de Mangú e se ao mesmo for acrescentado torresmo de porco, este prato passa a ser chamado de Mofongo. Tais pratos podem ser servidos como acompanhamento ou como prato principal.

Peixes e frutos do mar:

São também uma das comidas típicas de Punta Cana, especialmente nas áreas costeiras. Um dos pratos mais comuns é o filé de peixe, geralmente garoupa, servido com alho, coco ou al criollo (com molho de tomate) ou a la diabla (com molho de tomate picante). O caranguejo, o polvo, o camarão, a lula e o lambí (caracóis) também são pratos muito típicos de Punta Cana.

Bebidas em Punta Cana.

bebidas_01

Bebidas não alcoólicas.

Uma das bebidas favoritas em Punta Cana, tanto pelos dominicanos quanto para os estrangeiros, são os shakes feitos com frutas, água, gelo e várias colheres de açúcar. Embora possam ser feitos com todos os tipos de frutas, as mais usadas ​​são o abacaxi (ananás), o mamão (papaia) – conhecido como lechoza e a banana.

Sucos (Sumos), também chamados de jugos ou às vezes de refrescos, são geralmente são feitos espremendo-se a fruta na frente do cliente. Entre os sabores mais apreciados estão os de chinola (maracujá), abacaxi e tamarindo. O suco de laranja também é conhecido como Zumo de China.

Outras bebidas não-alcoólicas típicas são o ponche de frutas, a limonada e o mabí, uma deliciosa bebida feita com na casca da árvore que tem o mesmo nome.

Bebidas alcoólicas.

A bebida típica de Punta Cana é o rum dominicano, famoso por sua suavidade e sabor. Atualmente na República Dominicana, mais de cinco milhões de caixas de rum são produzidas a cada ano.
Existem dezenas de marcas locais de rum, sendo as três mais importantes Brugal, Barceló e Bermúdez. Essas três marcas produzem diferentes variedades de rum, como o rum branco, o dourado e o envelhecido ao qual se acrescenta caramelo e envelhecem em barris de madeira especiais para ganhar sabor.
A maioria dos leitores deste blog saberá o que é o cuba libre (rum misturado com refrigerante de cola), mas poderão não saber o que é o santo libre ou seja, rum misturado com limão e lima. O rum ponche é uma mistura de rum com sumos de frutas naturais.
O uísque também é popular em Punta Cana e não é difícil encontrar nos bares e restaurantes as marcas mais conhecidas.
Quanto às cervejas, aPresidente, o Quisqueya, a Boêmia e a Soberano são as marcas locais. O melhor jeito para desfrutar da cerveja em Punta Cana é pedir uma grande (1,1 litros) que é servida em um tipo de recipiente isolante feito de madeira ou de bambu e servida em pequenos copos. Melhor ainda se for bebida em um bar junto à praia.

Aluguel de automóveis em Punta Cana.

carro_aluguel_01

Caso você não tenha planejado se locomover muito pelo país e prefere estar no resort ou tem planejado realizar algumas das excursões disponíveis, não precisará alugar nenhum tipo de veículo. Agora, se você quiser conhecer diferentes áreas do país e visitar alguns lugares sem ter que contratar excursões, é recomendável alugar um veículo.
As principais estradas do país são a rodovia Duarte, que vai para o norte; a rodovia Sánchez, que percorre as regiões sul e sudoeste e a rodovia Mella, que leva ao aeroporto internacional da capital, o aeroporto das Américas. Há uma boa rede de postos de gasolina em todo o país e o preço do combustível é bastante acessível.
A rede rodoviária, em geral, é boa, especialmente no que diz respeito às estradas principais. Já as estradas secundárias geralmente não estão em boas condições e por este motivo é aconselhável sempre se informar do estado de cada estrada antes de fazer qualquer deslocamento.
Na República Dominicana dirige-se à direita, assim como no Brasil ou em Portugal. Você pode usar a carteira de habilitação (carta de condução) por noventa dias sem ter que solicitar uma licença especial. Neste país existem inúmeras empresas que oferecem aluguel de carros em Punta Cana, aqui estão as mais conhecidas:

  • Avis: Multinacional dedicada ao aluguel de automóveis, a sua sede central está em Santo Domingo, mas tem filiais por toda a ilha.
  • Hertz: Outra das multinacionais que permitirá alugar carros em Punta Cana.
  • Nelly Rent a Car: Empresa dominicana dedicada ao aluguer de automóveis e onde provavelmente encontrará as melhores ofertas.

Como evitar os mosquitos (Pernilongos)?

Os mosquito abundam as áreas baixas, regiões costeiras e geralmente picam durante o nascer e o pôr do sol. Estas picadas, no pior dos casos, podem transmitir doenças tão perigosas como a Malária (doença tropical que se transmite através da picada de um mosquito que esteja infectado) e a República Dominicana é um dos poucos países do Caribe onde casos de Malária são registrados durante todo o ano. Podemos dizer que poucos são os turistas que viajam até Punta Cana e que contraem esta patologia, mas, como com qualquer outra doença é melhor tomar algumas precauções.

Aqui estão algumas sugestões:

  • Procure utilizar roupas que protejam bem e cubram boa parte do seu corpo, especialmente quando viaje ao longo da costa e durante as horas principais (nascer e o pôr do sol), quando os mosquitos se alimentam. Use calças, meias, camisas de mangas compridas e até mesmo um chapéu.
  • Use roupas de cores claras. As roupas de cores escuras atraem mosquitos.
  • Evite colônias, perfumes e qualquer outro produto com um aroma chamativo. Os mosquitos são facilmente atraídos por esses odores.
  • Use sempre repelente contra insetos, mas tenha cuidado com estes tipos de produtos, pois em grandes quantidades podem ser tóxicos.
  • Verifique se os hotéis dispõe de véus e mosquiteiros.
  • É aconselhável durante a noite acender inseticidas em espiral para repelir os mosquitos.

O que fazer e o que não fazer em Punta Cana (modos de conduta).

Os habitantes da República Dominicana são hospitaleiros, amigáveis, extrovertidos e estão sempre dispostos a ajudar e utilizam essas qualidades para mostrar que República Dominicana é um lugar refinado e educado.
A cortesia é um aspecto muito importante do comportamento social na República Dominicana. Para iniciar uma conversa, devemos dizer  buenos días (bom dia) ou buenas tardes (boa tarde) e sorrir. Assim, será sempre respondido por algo semelhante pelo interlocutor, criando um ambiente agradável. Os dominicanos, em geral, se importam muito com sua aparência e forma de vestir sendo assim recomendável que você evite transmitir um aspecto descuidado. Bermudas, camiseta sem manga, chapéus e bonés estão proibidos em edifícios estatais e nas igrejas. Se você for visitar Santo Domingo, não use este tipo de roupa, já que provavelmente não poderá entrar em lugares como a catedral.

Algumas dicas para lidar com os dominicanos são as seguintes:

  • Deixe gorjetas (propinas) nos restaurantes de pelo menos 10% do valor total daquilo que foi consumido.
  • Aceite o café ou a água que lhe for oferecida, especialmente quando estiver na casa de alguém.
  • Nunca insista em saber o sobrenome (apelido) de uma pessoa, já que muitas preferem não dizê-lo.

Lua de mel em Punta Cana.

lua_de_mel_01

Punta Cana é um destino que muitos casais escolhem para passar a lua de mel e ali você poderá encontrar tranquilidade assim como todos os tipos de diversões.
Os hotéis oferecem muitas vantagens aos recém-casados, mas é necessário apresentar o certificado de casamento.

Entre essas vantagens é normal encontrar:

  • Carta de boas-vindas.
  • Alojamento em suite.
  • Café da manhã no quarto durante a estadia.
  • Cesta de frutas.
  • Jantar romântico em um dos restaurantes do hotel.
  • Limpeza dos quartos à tarde.
  • Fotografias de lembrança.

Informe-se no resort quais são as vantagens para recém-casados que eles podem oferer.